segunda-feira, 18 de março de 2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

RELATÓRIO REUNIÃO EPGS 13 MAR 13

Caros colegas,
 
encaminho a seguir relatório da reunião dos EPGS ocorrida hoje.
 
Atentem-se para os próximos comunicados, pois nossas próximas ações serão divulgadas em breve!
Abs,
 

Ana Alice Pandolfi de Abreu
Diretora Social AEPGS
 

Relatório
Reunião EPGS
 

Data: 13 de março de 2013
Horário: 13:00 – 14:00 h
Local: Minas- 8° andar – sl 07
·                           A reunião contou com a participação de membros da diretoria da AEPGS, diretoria do SINDSAÚDE, delegada do SindSaúde na SES e aproximadamente 50 EPGS
·                           O prazo final para deferimento ou não do reposicionamento por escolaridade dos EPGS pela SEPLAG é dia 08/04/2013
·                           Estratégias:
1.                  Agendar reunião com a Comissão de Saúde da ALMG solicitando que a demanda da SES seja incluída na audiência pública que tratará as demandas da FHEMIG

Responsável: SINDSAÚDE
2.                  Divulgar data da audiência pública

Responsável: SINDSAÚDE
3.                  Sensibilizar da grande importância do comparecimento dos EPGS na audiência Pública;  no próprio dia 08/04 e nas demais ações

Responsáveis: Delegados sindicais, AEPGS, EPGS
4.                  Compartilhar, nos e-grupos, minuta de texto que será utilizado em petição eletrônica (para conhecimento e sugestões dos EPGS)

Responsável: Bia (EPGS, delegada sindical)
5.                  Viabilizar petição eletrônica (Público alvo: EPGS e sociedade)

Responsáveis: AEPGS , delegados sindicais, EPGS

Obs: a petição deverá ser apresentada na reunião com a ALMG mesmo que  ainda o prazo não tenha sido finalizado
6.                  Elaborar cartazes estilo “contagem regressiva” para afixar nas estações de trabalho para pressionar o deferimento do reposicionamento.

Responsável: SINDSAÚDE
7.                  Permanecer com o levantamento de contra-argumentos para refutar argumentos da SEPLAG.

Responsáveis: AEPGS
8.                  Levar ao conhecimento do Governo que, no dia 09/04/2013, haverá assembléia dos EPGS para apresentar os informes referentes ao parecer do governo (forma de demonstrar que estamos alinhados e agiremos prontamente).

Responsável: SINDSAÚDE
9.                  Divulgar próxima reunião (21/03/13 – 13h) para avaliar os encaminhamentos propostos e desencadear demais ações tais como:
  • Envio de emails para os deputados, SEPLAG e outros;
  • Encaminhar ofícios com a petição para Secretário, Governador, ALMG;
  • Ações a serem desencadeadas após resposta do Governo (se positiva, se negativa, se protelatória).

Responsável: AEPGS e delegados sindicais





segunda-feira, 11 de março de 2013

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO

Caros colegas, bom dia!

O Termo de Acordo entre o SindSaúde e o Governo está assinado.
Vejam o item 5 do Acordo. Conseguimos ganhar algum tempo para lutar pelos nossos objetivos.
Ficou acordado que a SEPLAG (o governo) emitirá seu parecer definitivo sobre o reposicionamento em trinta dias. (Hoje já são apenas 27 dias!)

Que todos saibamos: em todas as ocasiões até agora, a SEPLAG já foi muito clara em relação ao nosso pleito de reposicionamento: NÃO, NÃO E NÃO!
O que acontecerá se não nos mobilizarmos dentro desse período? Teremos alguma chance de fazer o governo ceder sobre o reposicionamento?
Não... Realmente não.

Portanto, colegas, vamos participar! Juntamente com Kleber, Mariana e Beatriz (colegas EPGS e delegados sindicais), estamos organizando uma reunião na quarta-feira próxima. Sintamos-nos, todos, convocados a comparecer nessa reunião. Vamos organizar as ações que precisaremos realizar urgentemente.

Reunião na quarta-feira: Prédio Minas, 10º andar, sala 7 , de 14h às 16h.

Se nada fizermos (coletivamente e de forma bastante propositiva e organizada) estaremos apenas endossando o parecer negativo do Governo.
Com muito esforço de alguns, conseguimos adiar o parecer definitivo da SEPLAG em 30 dias. Mas somente com a participação de muitos poderemos conquistar nosso reposicionamento.

Colegas das Regionais: organizem-se também! As mobilizações locais serão também fundamentais. E vamos conversando pelos e-groups.

Abraços!

Marcone Silva
Presidente da AEPGS

domingo, 3 de março de 2013

Caminhemos!

Bom dia, colegas!

Escrevo essa mensagem numa manhã agradável de domingo em Belo Horizonte. Tempo ameno depois de uma semana quente.

Gostaria aqui de resgatar com vocês alguns fatos dessa calorenta semana.

Como é sabido, na última quarta-feira, tivemos uma assembleia geral do SindSaúde. O que nos interessava de forma imediata na assembleia era o Termo de Acordo SES-SindSaúde. Após uma discussão rica com os EPGS presentes naquela ocasião, e deliberação da pauta, no texto encaminhado para avaliação da Gestão Estadual prevaleceu pleito de imediato Reposicionamento dos EPGS. Na sexta-feira, em reunião ocorrida entre o SindSaúde e a Gestão, cujo resultado ainda desconhecemos, o SindSaúde teria ainda autonomia para negociar o nivelamento dos EPGS I para o nível III, se necessário fosse.

Estamos aguardando a manifestação dos envolvidos para conhecermos o desfecho dessa história. O Termo foi assinado? Se assinado, foram acolhidos os encaminhamentos propostos pelos EPGS na Assembleia?

Tudo isso é muito importante. Mas, o que quero resgatar aqui, não é somente essa reunião e a expectativa do anúncio de seus resultados. Quero voltar um pouco mais no tempo.

Há cerca de mais ou menos um ano, estávamos bastante mobilizados, discutindo nossas demandas, buscando fazer um diagnóstico mais global da situação de nossa carreira, a relevância dos EPGS para a SES e o SUS-MG. Estávamos inaugurando uma construção coletiva e dando organicidade a um movimento que até antes não havia conseguido unir tantos colegas em torno da defesa da carreira e de objetivos comuns. E melhor, conseguindo apontar que nossos pleitos são consonantes com o projeto da Saúde Pública desenhada pelo povo brasileiro. Defender nossa carreira, é defender a gestão do SUS estadual.

Prezados, reconheço que ainda não chegamos onde queremos. Mas avançamos sim. E avançamos bem! Temos uma agenda com o Secretário Adjunto da SES. Acredito, estamos agora tendo o respeito do SindSaúde e dos colegas das outras entidades do Sistema Estadual de Saúde (nessa assembleia de que falei - Assembleia Geral SES, FHEMIG, FUNED, HEMOMINAS, ESP e UNIMONTES - tivemos nossa pauta específica discutida por trinta minutos!). Nós, colegas EPGS, "cansados de ser invisíveis", estamos deixando de sê-lo.

O horizonte nos acena metas ainda mais distantes e paradoxalmente urgentes! Mas não desistamos. Estamos avançando.

Para finalizar, resgato uma citação de Fernando Birri relembrada por Gilson Carvalho no 3o. Encontro Estadual de Saúde, ocorrido também na semana que se encerrou:

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."

Caminhemos, camaradas!

Abraços!
Marcone Silva
Presidente da AEPGS