quinta-feira, 16 de abril de 2015

Diretoria da AEPGS participa de reunião com Governo e Sind-Saúde

Prezados Associados,

A AEPGS participou ontem da reunião com o Governo e o Sind-Saúde para pautar os pleitos dos trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde.

Pela SES participaram: Alzira (Secretária-Adjunta), Leda (Subsecretária de Gestão Regional), Pedro (Subsecretário de Inovação e Logística) e Warlene (Superintendente de Gestão de Pessoas).

Pelo Sind-saúde: Renato Barros, Kleber, Franciele, Sheila e o advogado da entidade.

Pela AEPGS: Gustavo Bedran (Diretor de Relações Institucionais), Elisa (Diretora Secretária) e Lucimara (Diretora Jurídica).

Apesar de inicialmente não estar incluída como partícipe - mas sabendo que tínhamos interesse na pauta da reunião - a AEPGS formalizou solicitação de participação à Secretária Adjunta Alzira Jorge, que atendeu prontamente ao pedido da Associação.

Aberta a reunião, externamos nosso agradecimento à Secretária Adjunta por reconhecer nossa importância como entidade representativa de servidores ao deferir nossa participação na reunião.

O Sind-Saúde demonstrou surpresa com a autorização, razão pela qual questionou a Secretária Adjunta sobre a decisão. Ao que foi respondido que o Governo não criará pautas separadas para sindicato e AEPGS para tais demandas.

De modo geral, os representantes da SES se mostraram atentos e receptivos às demandas pautadas pelo Sind-Saúde. Sugeriu-se que, em um primeiro momento, a atenção esteja mais voltada às distorções existentes entre as carreiras da SES/MG.

As demandas apresentadas pelo sindicato incluem nossos principais pleitos. Foram esses os pontos abordados e que mais diretamente afetam aos EPGS:

GAGES - Incorporação/Extensão: Uma das distorções apresentada pelo Sind-saúde foi a não extensão da GAGES às demais carreiras da SES (ex: AUGAS e TGS).Nesse ponto, manifestamos o apoio da AEPGS aos servidores da SES que não a recebem: AUGAS, TGS e os EPGS municipalizados, fora do Sistema Estadual de Saúde ou aposentados. Pontuamos, na oportunidade, que, além das distorções entre as carreiras da SES, há diferenças entre a nossa gratificação e aquela concedida aos servidores da FHEMIG e FUNED, já incorporada ao vencimento. Frisamos a necessidade da extensão da GAGES a todos os EPGS e de sua incorporação ao nosso vencimento.

Reposicionamento: questionaram se beneficiaria a todos. Respondemos que, embora o estudo de impacto financeiro tenha sido realizado pela AEPGS somente para os EPGS, o reposicionamento poderia, sim, contemplar todas as carreiras - o que apoiamos de pronto.

Redução da carga horária: os representantes da SES estão cientes de que se tratou de compromisso do Governo, mas avaliam que há dificuldades no atendimento em razão dos reflexos financeiros que seriam gerados. Nesse ponto, a AEPGS sugeriu que a implementação se dê de forma escalonada.

Nomeações/concurso: informou-se que a SEPLAG já aprovou nomeações que substituirão, inicialmente, os contratos administrativos.

Creche/auxílio creche: informou-se que, em relação à creche na CAMG, encontra-se em estudo o modelo adotado pelo Ministério da Saúde. Afirmou-se que, enquanto não estiver pronta, estão estudando a viabilidade de concessão de auxílio-creche. Pedro (Subsecretário de Inovação e Logística) destacou que é um direito assegurado pela constituição do Estado. Alertamos que os outros integrantes do Sistema Estadual de Saúde já são contemplados por creche ou por auxílio creche.

Forponto: está sendo avaliado junto à SEPLAG. Reforçamos a necessidade de criação de banco de horas e de alteração na legislação de forma a contemplar situações corriqueiras, para as quais não há previsão (ex: acompanhamento de filho doente).

No próximo dia 24 será realizada nova reunião entre o Governo e os representantes do Sistema Estadual de Saúde, oportunidade em que serão anunciados os encaminhamentos das demandas apresentadas. A AEPGS estará lá!

Atenciosamente,

Diretoria Executiva da AEPGS